I.A.C Promove Intercâmbio de Construção de Bombas na Comunidade de Lages / Quixeramobim - CE

    Nos dias 19 e 20 de Março de 2011, o Instituto Antônio Conselheiro realizou na comunidade de Lages o Intercâmbio de Construção de Bombas para cisternas do P1MC. 

    Participaram do encontro, o grupo de jovem da comunidade de Lages do municipio de Quixeramobim, e o grupo de jovens da comunidade de Riacho do Meio do municipio de Choró Limão, houve particapação de Danilo (representando o Instituto de Jovens de Quixeramobim).

    Durante o momento, foi ressaltada a importância do encointro, que não era só a construção da bomba, mas, de valorizar o que ela tinha de importante:
            Valorização da água, já que evita a contaminação e poluição;
            Valorização da mulher, visto que a mulher era a responsável de andar quilômetros em busca de água (em que muitas vezes não era de qualidade);
            Valorização do idoso;
            Valorização da familia;
            Respeito aos recursos hídricos e ao meio ambiente;
     Na noite cultural, foi feito um debate sobre os desafios do jovem na sociedade atual, ne momento foi discutido vários subtemas, como politica, educação, emprego, movimento sociais. Esse momento foi muito importante, pois todos poderam expor o que realmente acham, e os desafios que cada um sentiam diante do sistema capitalista cruel, que gera desilgualdade e exclusão de classes.

    Foi sugerido que os jovens da região podessem fazer um grande debate sobre estes temas. Em seguida foi exibido um filme.
    A cada etapa que se encerrava, era discutida a avaliação do procedimento, de forma que todos podessem colocar e expor os seus pontos de vistas, sendo ele positivos ou negativos.

    Foi realizado também duas dinâmica refletivas, em que na qual o objeto central era a união. E nesse momento foi discutido que o grupo é preciso se unir e enfretar os desafios que vêm pela frente.

 

    Confira o restante das fotos na nossa galeria de fotos.
 

I.A.C Participa da Audiência Pública Sobre a Utilização de Agrotóxicos na Região do Sertão Central - CE

    No dia 17 de Março de 2011, o Instituto Antônio Conselheiro, juntamente com uma caravana do Municipio de Quixeramobim, participaram da Audiência Pública, realizado na câmara de vereadores do municipio de Quixadá, sobre o uso de Agrotóxicos na região Sertão Central do Estado do Ceará.

    A audiência contou com a participação e palestrante Dra. Alice da escola de Saúde Pública do Ceará. A mesma fez uma grande abordagem sobre o consumo de agrotóxicos e defensivos agrícolas no Brasil, como também os seu impactos causados no meio ambiente e no ser humano. A mesma ressaltou que é possivel produzir sem o uso de veneno.
  
    Representando o IAC, Sarah Vidal, fez uma boa intervenção sobre o tema, fazendo criticas ao agronegócio, que incentiva a maximização da produção, sem nenhuma preocupação com os danos causados ao ser humano. A mesma indagou o lanche que foi servido na reunião: "Quando é que teremos um evento em que serão servidos produtos da agricultura familiar?"
    Um dos  momentos mais importante foi onde os agricultores poderam colocar as suas intervenções e falar o que realmente pensam sobre o uso desse "veneno". Afirmaram que é preciso buscar uma nova técnica, um novo modelo de produção, que valorize o ser humano, o meio ambiente, a familia, gerando renda e sobrevivência.

 

     A audiência contou ainda com a aprticipação de agricultores e agricultoras, universitários, Presidentes dos Sindicatos dos Trabalhadores / Trabalhadoras Rurais da região, vereadores, prefeitos e ONG's.
    Se você quiser baixar o material utilizado pela Dra. Alice, clique aqui!
    Confira as fotos na nossa galeria de fotos.
 

I.A.C Implanta o Primeiro Sistema PAIS na Comunidade de Inharé - Senador Pompeu - CE

     Durante os dias 26, 27 e 28 de fevereiro de 2011, foi implantado na comunidade de Inharé, no municipio de Senador Pompeu, localizado na Região do Sertão Central do Estado do Ceará, o primeiro Sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS).

                                                                                                                               

  Durante o encontro, estiveram presentes os técnicos do Centro de Estudos do Trabalho e de Acessoria ao Trabalhador (CETRA), do Instituto Antônio Conselheiro (IAC), Secretaria de Agricultura do municipio de Senador Pompeu, agricultores/agricultoras das comunidade de Inharé, Catolé, Almas, Riacho do Meio, Carnaúba.
    No total serão implantados 50 sistemas PAIS pelo IAC. sendo 25 no municipio de Senador Pompeu - CE e 25 no municipio de Quixadá - CE, todos localizados na região do Sertão Central do Estado do Ceará, e inseridos na delimitação do semiárido brasileiro e nos territórios da cidadania. 

                                                                                                                                

     O Sistema PAIS, é financiado pela Fundação Banco do Brasil e Banco Nacional do Desenvolvimento, sobre a coordenação do CETRA, e com parceiros como IAC, Prefeituras Municipais e Sindicatos dos Trabalhadores / Trabalhadoras Rurais.
    Durante o encontro, houve processo de formação e discussão sobre temas como: Sustentabilidade, Comercialização, Agricultura Familiar, Associativismo.
    As comunidades que participaram do encontro levaram produtos oriundos da agricultura familiar, e nestes momentos foi ressaltado a importância da segurança alimentar.
    O Sistema PAIS, é um projeto socialmente viável, visto que valoriza a agricultura familiar, a coletividade, o meio ambiente, a familia e a mulher.

                                                                                                                                 

    Se você quiser conferir as fotos do nosso encontro acesse a Galeria de Fotos.
    Conheça o Sistema PAIS, Clique aqui, e baixe a nossa cartilha.