Dilma: “Meu empenho é para garantir a qualidade da saúde”

24/03/2011 11:24

 

Um serviço de saúde pública de qualidade para todos os brasileiros será resultado de um trabalho conjunto entre os governos federal, estaduais e municipais e a sociedade.  Segundo a presidenta Dilma Rousseff, esse é o caminho a ser perseguido por seu governo nos próximos quatro anos.

Dilma esteve hoje em Manaus (AM) para lançar do Programa de Fortalecimento da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo do Útero e de Mama. “Em um país deste tamanho, com tantos desafios, mas também com tantas oportunidades e potencial, nós não conseguiremos levar os programas que temos que levar ao povo brasileiro sem a parceria dos prefeitos, governadores e a sociedade”, disse.

No evento, Dilma se encontrou com personalidades como a apresentadora de televisão Hebe Camargo e as cantoras Daniela Mercury e Fafá de Belém.

Segundo Dilma, o desenvolvimento do país não pode ser medido apenas pelo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), “que é muito importante, porque gera empregos”, mas principalmente pela qualidade dos programas de saúde, educação e segurança oferecidos à população.

“As pessoas não podem ter saúde em função da renda que recebem, pois a saúde não tem preço”, disse, acrescentando: “Meu empenho em garantir a qualidade da saúde no Brasil é total. Meu desejo é colocar a saúde no seu trilho, para ser universal, de qualidade e humanizada”.

Centros de referência

Uma das ações do seu governo para ampliar a prevenção e melhorar o tratamento do câncer é a instalação em todos os estados de centros de referência de combate ao câncer, cujo calendário será divulgado a partir de maio.

O objetivo é que “todas as mulheres do Brasil tenham acesso às mesmas coisas [tratamento] que eu tive…, já que o câncer não é o mesmo horror do passado, ele é curável”, assinalou a presidenta.

Rede Cegonha

Dilma enfatizou ainda que honrará todas as mulheres brasileiras e que uma de suas grandes preocupações é garantir a saúde das mulheres, gestantes e crianças, motivo pelo qual lançará na próxima semana o programa Rede Cegonha.

Pediu também à população brasileira apoio para a melhoria da saúde pública, que é feita para eles e que, portanto, deve ser fiscalizada por eles, “já que o sistema não é perfeito, tem falhas” que devem ser apontadas pelas pessoas que utilizam os serviços.

Ao povo da Amazônia, estado em que obteve mais de 80% de votos nas eleições presidenciais, a presidenta finalizou: “O carinho, a confiança e a esperança que vocês depositaram nessa votação tão expressiva que eu recebi aqui, vocês podem ter certeza de que eu vou devolver com muito trabalho, muito carinho para essa região.”

* com informações do Blog do Planalto.”