Governo Federal amplia linha de microcrédito para as mulheres brasileiras

24/03/2011 11:16

 

 

 

Em mais uma ação do governo federal em referência ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8 de março, a Secretaria de Política para as Mulheres (SPM) e a Caixa Econômica Federal assinaram nesta quarta-feira (22/3) acordo para ampliação de linha de microcrédito para as mulheres empreendedoras.

O protocolo de intenções para apoiar o empreendedorismo feminino e a geração de trabalho e renda por meio do Microcrédito Produtivo Orientado foi firmado em Brasília (DF), durante o evento “O Empreendedorismo e o Empoderamento de Mulheres Transformando Vidas e Comunidades”. O objetivo é garantir, por meio de microcrédito, a autonomia econômica das mulheres com condições de acesso ao crédito, de forma sustentável, e demais serviços financeiros que possibilitem o desenvolvimento de atividades empreendedoras que geram emprego e ampliam a renda das famílias.

Ao explicar a linha de crédito aberta às mulheres, a presidenta da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho, afirmou se tratar de “uma política de crédito com um formato mais simples e mais objetivo”, mas que leva em conta o direito à igualdade social, “premissas dos negócios da Caixa”.

“Nossas agências, nossas redes vão dar toda assistência técnica para o Microcrédito Produtivo Orientado. O que a gente está vendo é um cuidado, uma maturidade e um espaço aberto para o debate”, disse Maria Fernanda.

Durante o evento, a ministra Iriny Lopes, da Secretaria de Políticas para Mulheres, afirmou que neste ano a sociedade e o governo ampliarão o debate da mulher no mundo do trabalho. Segundo ela, é necessário mudar “a página desse pedaço da história em que a pobreza é vista na mulher negra”. Em seu discurso, a ministra mencionou, ainda, questões como a prevenção à violência contra a mulher e a reforma política em debate no Congresso Nacional, que deve levar em consideração questões de gênero.

“As mulheres podem. Nós temos esse ano um debate fundamental: reforma política. A eleição de Dilma disse: sim, as mulheres podem. Isso é um marco num país com raiz conservadora”, defendeu a ministra.

Linha de crédito – A partir do acordo firmado, as mulheres empreendedoras que atuam nas diferentes regiões do país poderão financiar suas atividades econômicas em até R$ 15 mil, como sugere a Política Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado, com taxas de juros que variam de 0,93% a 3,9% ao mês, num prazo que vai de 4 a 24 meses.

O projeto vai atuar em municípios ou regiões que apresentem políticas ou ações voltadas para as mulheres, nas atividades empreendedoras, microempreendedoras, informais e formais, dialogando diretamente com o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. A intenção – segundo a Caixa – é ser um instrumento de apoio, uma vez que a sustentabilidade econômica das mulheres é considerada um dos fatores de sucesso para erradicação da miséria.